O que é a computação em nuvem?

0
1141

Assim como as tecnologias da informação revolucionaram o mundo, a computação em nuvem pretende transformar o modo que as empresas conduzem seus negócios. A cloud computing é considerada por muitos especialistas em TI como a ferramenta da próxima geração, capaz de oferecer operações mais baratas, rápidas, portáteis e seguras para as grandes e até para as pequenas e médias empresas.

Quer saber do que se trata? Então acompanhe o post de hoje e veja quais são as vantagens do cloud computing para sua PME:

O que é a computação em nuvem?

O conceito de cloud computing parece complicado, mas é bem próximo de todos nós. Se você acessa seu e-mail, utiliza o seu banco na internet ou salva arquivos na web, você está utilizando serviços na nuvem. Para usufruir desses recursos você não precisa ter algum programa instalado no seu computador. Os arquivos também não se encontram na sua máquina, eles ficam guardados em um servidor e você pode acessá-los de qualquer lugar do mundo, basta logar na sua conta.

E o que isso tem a ver com a sua empresa? Pesquisas da Microsoft apontam que 62% das empresas que utilizam os serviços em nuvem relatam benefícios significativos de produtividade em TI, e 45% das pequenas e médias empresas afirmaram que devem aderir a essa tendência até 2015.

Conheça alguns dos benefícios que a cloud computing pode trazer para o seu negócio

Redução de custos
Uma grande vantagem da computação em nuvem é a redução de custos com hardware que essa tecnologia proporciona. Se você precisa usar um programa de gestão mais pesado, você não tem a necessidade de investir em novos servidores ou em uma máquina poderosa. Através do cloud computing sua empresa pode “alugar” a capacidade de hardware que precisa e contratar um plano que seja adequado às suas necessidades, pagando somente o que necessitar.

A cloud computing permite que pequenas empresas tenham acesso a recursos de alta tecnologia por um preço extremamente baixo.

Maior segurança dos dados
A computação em nuvem tem se desenvolvido cada vez mais nos últimos tempos, principalmente com relação à segurança dos dados. Prova disso são as grandes empresas que a utilizam em sua administração, como a Google, IBM, Amazon, Microsoft e Yahoo. Com o desenvolvimento de criptografias e certificados de segurança, esses programas têm se tornado cada vez mais seguros.

Custo-benefício
Obter mais pagando menos é objetivo de qualquer empresa. Ainda mais entre as PMEs, que possuem recursos limitados. Usando a cloud computing a redução de custos ocorre tanto no investimento inicial como nos custos operacionais, gastos com TI e gastos com energia. Sem contar no aumento significativo de produtividade que a empresa terá.

Possibilidade de trabalhar remotamente
Outro benefício da computação em nuvem é a possibilidade de acessar os seus arquivos de qualquer lugar a qualquer hora. Dessa forma, os documentos e informações estarão salvos e poderão ser acessados ser correr o risco de serem perdidos. Você também pode compartilhar determinados arquivos com os seus parceiros e fornecedores, facilitando o trabalho, economizando tempo e aumentando a eficiência da empresa.

Portabilidade
Através da cloud computing você pode acessar os seus arquivos através de computadores, smartphones e tablets sem precisar se preocupar com a segurança dos arquivos nem com a divulgação de dados confidenciais. Isso é possível porque a estrutura de programação na nuvem e sua criptografia é a mesma em todos os dispositivos, garantindo a segurança nos aparelhos móveis.

A computação em nuvem permite que as pequenas e médias empresas se igualem em termos de recursos às grandes empresas, ajudando-as a competir com mais rigor e qualidade no mercado. Por essas e outras vantagens os sistemas em nuvens têm se tornado uma tendência cada vez maior entre as grandes e pequenas empresas, facilitando seu acesso a serviços de TI de última geração.

Envie seu Comentário ;)

comentários