Crise aumenta preocupação com preço, aponta pesquisa da Zoom

0
339

Levantamento realizado em parceria com a Consumoteca mostra ainda que boas experiências, como bom atendimento e relação custo x benefício, também são valorizadas pelos consumidores

Diante da recessão econômica e dispondo de menos dinheiro, o consumidor está cada vez mais sensível a preço. Este item, inclusive, foi o que mais disparou na relação de prioridade no momento da compra online, segundo levantamento realizado pelo Zoom em parceria com a Consumoteca. Em 2013, o valor dos produtos ficou na última posição do levantamento com 19%, na pesquisa de 2016 ele saltou para a segunda posição com 37%, a maior diferença de pontos percentuais registrada na comparação dos anos.

As boas experiências de compra ficaram na primeira colocação com 39% nas menções, oito pontos acima do apresentado em 2013, o que mostra que o atendimento de qualidade faz toda a diferença para o shopper, além da relação custo x benefício. A importância de comprar nas grandes redes varejistas também cresceu, passando de 24% em 2013 para 36% nesse ano.

O estudo pediu que os respondentes escolhessem até três critérios que levavam em consideração nas suas compras online. As opções disponíveis eram: “priorizo as lojas onde já tive boa experiência”, “preço/busco pelo produto mais barato”, “priorizo as grandes lojas”, vejo se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui”, “confiança na entrega” e “avaliação de outros consumidores”.

Os canais de reclamação também passaram a ganhar mais importância entre os consumidores online, que estão mais antenados. Em 2013, essas plataformas foram mencionadas por 27% dos entrevistados, neste ano esse índice subiu para 33%. A pesquisa do Zoom ouviu 30 mil pessoas sendo que 68% dos entrevistados pertencem às classes A e B, o que mostra que a comparação de preços e a preocupação em economizar estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros, atingindo até as classes mais abastadas.

Envie seu Comentário ;)

comentários